O destino da alma depois da morte
um diálogo entre Taciano, o Sírio e Platão
Resumo
O presente artigo visa promover um diálogo entre um autor da chamada Patrística, Taciano, o sírio, do século II, discípulo de Justino, o mártir, que teve uma abordagem bem hostil a filosofia grega, e o um dos principais nomes da filosofia antiga, Platão. Nessa intersecção escolhemos a temática o destino da alma após a morte e procuraremos abordar como esses autores trataram deste assunto, buscando destacar aproximações e distanciamentos segundo as abordagens desses autores. Portanto, procurou-se refletir sobre o destino da alma após a morte dentro de “escolas” diferentes, isto é, a tradição cristã e a filosofia grega.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).