Apresentação
A Colloquium: Revista Multidisciplinar de Teologia é um periódico acadêmico vinculado à Faculdade Batista do Cariri (FBC) e que publica textos, frutos de pesquisas na área de Teologia e de outras matrizes epistêmicas que estabeleçam diálogo com o saber teológico. Com isso, pretende-se não apenas fomentar a produção teológica no país, mas estabelecer um ambiente propício ao diálogo e ao debate entre a Teologia e outros campos do conhecimento.
Objetivos
1 - Aprofundar e oportunizar o debate teológico, visando a popularização desse conhecimento.
2 - Promover a reflexão crítica e o diálogo entre a teologia e outras matrizes epistêmicas.
3 - Destacar o papel do discurso teológico na construção de uma sociedade crítica e consciente.
Escopo e Foco
A Colloquium é uma publicação científica, eletrônica e de fluxo contínuo. A revista aceita submissões originais feitas por graduados, especialistas, mestres e doutores. Estudantes de graduação só poderão submeter desde que em co-autoria com seu orientador. Os textos podem ser submetidos a uma das seções da revista, a saber, artigos, ensaios, traduções e resenhas. Os trabalhos inéditos serão publicados em português, inglês e espanhol, desde que receba parecer favorável do avaliador. Como a revista utiliza o sistema de avaliação por pares às cegas, reitera-se que durante o processo de avaliação não será revelado o nome do autor aos pareceristas, nem os nomes destes ao autor.
Qualis Capes
Conforme a última avaliação da Capes (2017 - 2020), a revista Colloquium está classificada no extrato B1 nas subáreas de Teologia e Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos devem ser enviados eletronicamente, seguindo as etapas do sistema que têm por objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada etapa do processo de editoração.
A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da Revista, sendo posteriormente submetidos à avaliação feita por, no mínimo, dois pareceristas.
A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:
- recomendação dos pareceristas internos ou externos;
- efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
- aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis tipos de avaliação:
-
aceitar;
-
correções obrigatórias;
-
submeter novamente para avaliação;
-
enviar para outra revista;
-
rejeitar;
- ver comentários.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Colloquium é um periódico 100% gratuíto, não cobrando qualquer taxa para acesso aos seus conteúdos, submissão ou publicação de textos. Todos os artigos estão licenciados com a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus textos e concedem à Colloquium o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob a Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento dos artigos pulblicados com o reconhecimento da autoria e a publicação inicial nesta revista. Os autores ficam autorizados a publicarem e divuldarem seus textos de forma on-live, como capítulos de livros. em repositórios institucionais ou em páginas pessoais.
Periodicidade
A revista Colloquium publica edições semestrais e aceita submissão de artigos, ensaios, traduções e resenhas em fluxo contínuo. Dependendo do número de submissões, a Colloquium não se compromete em publicar os textos no mesmo semestre da submissão, com excessão dos dossiês temáticos e chamadas especiais.
Política Antiplágio
Em respeito aos seus leitores e seguindo as políticas mais recentes de produção do conhecimento científico, a revista Colloquium utiliza política de antiplágio, com checagem da autenticidade de seus conteúcos por meio de pesquisa no Google e por meio dos softwares Similarity check e Plagianism Checker.
1) Textos nos quais seja constatado plágio durante o processo editorial serão imediatamente rejeitados;
2) Textos nos quais seja constatado plágio após a publicação, serão despublicados a qualquer tempo;
3) Em caso de plágio, o autor será responsabilizado nos termos do artigo Art. 184 da Lei Nº 10.695, de 1 de julho de 2003.