Para autores
- Informações gerais: A Revista Colloquium recebe submissão de artigos pelo sistema do site http://www.faculdadebatistacariri.edu.br/colloquium/.
Para fazer seu cadastro clique aqui. Se você já tem cadastro, faça o login.
- Formatação: os trabalhos devem ter as seguintes dimensões: artigos (15 a 20 laudas), ensaios (10 a 15 laudas), resenhas (5 a 8 laudas) e traduções (até 20 laudas). Os textos devem ser escritos com formato .doc, folha tamanho A4, margens de 3 cm, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5 com entrada de parágrafo de 1,25cm e sem numeração de páginas.
- Título: no alto da primeira página, centralizado, grafado em maiúsculas, corpo 16, negrito.
- Título em inglês: Abaixo do título no idioma do trabalho, deve ser inserido obrigatoriamente o título em inglês, centralizado, grafado apenas com as iniciais maiúsculas, corpo 16, negrito.
- RESUMO: dois espaços simples abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), justificado à esquerda, precedido da palavra RESUMO com dois pontos, em negrito, maiúsculas e corpo 10. O texto deve ter entre 80 e 100 palavras, grafadas com letras minúsculas e corpo 10, sem entrada de parágrafo e ser seguido a um espaço simples das palavras-chave.
- PALAVRAS-CHAVE: precedidas da expressão PALAVRAS-CHAVE com dois pontos, em negrito, maiúsculas e corpo 10, devem constar até quatro palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, com ponto final e sem entrada de parágrafo, em itálico, minúsculas e corpo 10, sendo seguidas a um espaço simples da versão do resumo em inglês.
- ABSTRACT: é obrigatória a inserção do resumo em inglês após as palavras-chave, justificado à esquerda, precedido da palavra ABSTRACT com dois pontos, em negrito, maiúsculas e corpo 10. O texto deve ter estar grafado com letras minúsculas e corpo 10, sem entrada de parágrafo e ser seguido a um espaço simples das palavras-chave.
- KEYWORDS: é obrigatória a inserção das palavras-chave em inglês após o abstract, precedidas da expressão KEYWORDS com dois pontos, em negrito, maiúsculas e corpo 10. As palavras devem ser separadas por ponto e vírgula com iniciais maiúsculas e corpo 10.
- Resumé/Resumen/Zusammenfassung: é opcional a inserção de resumo em qualquer outra língua, justificado à esquerda, precedido da palavra RESUMÉ/RESUMEN/ZUSAMMENFASSUNG com dois pontos, em negrito, itálico, maiúsculas e corpo 10. O texto deve ter estar em itálico, minúsculas e corpo 10, sem entrada de parágrafo e ser seguido a um espaço simples das palavras-chave.
-Mots-clés/Palabras-clave: é opcional a inserção de palavras-chave em qualquer outra língua, precedidas da expressão MOTS-CLÉS/PALABRAS-CLAVE com dois pontos, em negrito, itálico, maiúsculas e corpo 10, devem ser até quatro, separadas por ponto e vírgula, com ponto final e sem entrada de parágrafo, em itálico, minúsculas e corpo 10, sendo seguidas a um espaço simples da epígrafe ou do início do trabalho.
- TÍTULOS DAS SEÇÕES: escritos com letras maiúsculas corpo 12 e em negrito, os títulos devem ser escritos sem entrada de parágrafo e ponto final.
- Títulos de subseção: Esctitos com maísculos apenas nas inicias corpo 12 e em negrito, os subtítulos devem ser escritos sem entrada de parágrafo e sem ponto final. Deve ser observado dois espaços simples entre o TÍTULO e o subtítilo e um espaço simples entre o subtítulo e o corpo do texto. numerados. Recomenda-se o uso de subdivisões, no máximo quartenárias indicadas por meio caracteres numéricos, (Ex: 1.1.1.1).
- Citações:
- As citações com menos de três linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas duplas e seguidas do nome do autor, ano da obra e página entre parênteses: (PARRET, 1988, p. 234).
- As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas com margem própria de 4cm, corpo 10, sem aspas, separadas do texto antecedente e precedente por um espaço e seguidas das referências, como, por exemplo, (CÂNDIDO, 1995, p. 19).
- Se o nome do autor estiver citado dentro do texto seguido de uma citação direta de trecho do texto, indica-se data e página entre parênteses. Ex: Chomsky (1981, p. 100) assinala que ''a faculdade da linguagem...''.
- Se o nome do autor estiver citado dentro do texto sem citação direta de trecho do texto, indica-se apenas a data, entre parênteses. Ex: Silva (1987) assinala que...
- Nunca usar idem ou idem, ibidem.
- Notas: exclusivamente explicativas, em rodapé, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, apresentadas em espaçamento simples, corpo 10, justificado à esquerda.
- Tabelas, Quadros e Gráficos: precedidos de dois espaços simples e seguidos de dois espaços simples. O título deve estar em fonte 12 e centralizado, sendo precedido da palavra Tabela/Quadro/Gráfico (apenas a inicial em maiúscula), seguida de numeração consecutiva em algarismas arábicos, seguida de travessão e do respectivo título; Quadro 1 - Normas dos Cadernos do IL. As tabelas devem ser reservadas para números.
- Figuras:
- Devem estar incorporadas no texto, com indicação da fonte em corpo 10, precedida da palavra "Fonte" (apenas a inicial em maiúscula) e de dois pontos, no canto superior direito da figura: (Fonte: SILVA, 1987, p. 73).
- Se forem enviadas em arquivo à parte, em formato .jpg ou .tif, em resolução 300 dpi, e deve ser indicado, no corpo do texto, o local onde a figura deve ser inserida.
- A legenda deve estar abaixo da figura, sem espaçamento, precedida da palavra "Figura" (apenas a inicial em maiúscula), seguida de numeração consecutiva com algarismos arábicos, sucedida de travessão e da respectiva legenda: Figura 2 - Texto.
- A revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por essa razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus para os Cadernos do IL.
- Referências: deve ser digitada em corpo 12, maiúsculas e negrito, a dois espaços simples abaixo da última linha textual, seguida, um espaço após, das referências citadas no trabalho, as quais devem ser ordenadas alfabeticamente, em espaço simples, justificado à margem esquerda. (O destaque da obra deve ser feito em negrito).
- Livro de um autor: DOSTOIEVSKI, Fiodor Mikhailovitch. O jogador. Tradução Moacir Werneck de Castro. 2a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
- Livro de mais de um autor: ORLANDI, Eni Puccinelli; GUIMARÃES. Eduardo; TARALLO, Fernando. Vozes e contrastes: discurso na cidade e no campo. São Paulo: Cortez, 1989.
- Capítulo de livro de mesmo autor: CANDIDO, Antonio. Os primeiros baudelairianos. In: ______. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987, p. 23-28.
- Capitulo de livro de autor diferente: GUIMARÃES, Eduardo. Independência e morte. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas, SP: Pontes, 1993. p. 27-30.
- Periódico (coleção): INFORMAÇÃO E CULTURA. Porto Alegre: Diretório Estadual de Cultura, 1976-1989. GLOBO RURAL. São Paulo: Rio Gráfica, 1985-.
- Artigo de periódico (especializado ou não – jornais diários, revistas semanais, etc.): MATEUS, Maria Helena Mira. Unidade e variação na língua portuguesa: memória colectiva e memória fraccionada. Organon – Revista do Instituto de Letras da UFRGS, Porto Alegre, v. 8, n. 21, p. 35-42, jan. 1994.
- Trabalho acadêmico: ANGORAN, Anasthasie Adjoua. Gonçalves de Magalhães, Cruz e Sousa e Solano Trindade: três manifestações da presença francesa na literatura brasileira; um olhar africano. 2004. 381f. Tese (Doutorado em Letras) − Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, RS.
- Anais, congressos, seminários, encontros: CONGRESSO DA ABRALIC, 3, 1995, São Paulo. Anais: Limites. São Paulo: Edusp/ABRALIC, 1995.
- Site: PEREIRA, Claudiany. Meu mundo ruiu. Argumento. Atualizado em 09 dez. 2005. Disponível em: http://www.argumento.net/littera/index.shtml. Acesso em: 09 dez. 2005.
- Filme: VINGANÇA. Tony Scott (Dir.). Estados Unidos: Hunt Lowry, Paris Filmes, 1989. 1 filme (124 min), son., color., 35mm. Título original: Revenge. Legendas em português.
- CD: GLOBO COLLECTION JAZZ. Rio de Janeiro: Globo, 1995. 1 CD com 13 faixas (60min 18seg).
- CD-ROM: MICROSOFT. Cinemania 97. Estados Unidos, Penguin Books, 1996. 1 CD. Windows 95, SVGA.
- No caso de mais de um material com o mesmo autor, a partir do segundo material, o nome do autor é substituído por uma linha contínua de seis toques seguida de ponto final, conforme exemplo abaixo:
ARROJO, Rosemary. Tradução, desconstrução e psicanálise. São Paulo: Imago, 1993.
______. Oficina de tradução. São Paulo: Ática, 1999.
- Referências de mesmo autor e mesmo ano devem ser especificadas através de letras minúsculas, em ordem alfabética, seguindo-se ao ano da publicação, tanto nas referências como no corpo do artigo, conforme o exemplo abaixo:
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Vinte luas: viagem de Paulmier de Gonneville ao Brasil 1503-1505. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996a.
______. Da cólera ao silêncio. Cadernos de literatura brasileira, São Paulo, n. 2, p. 61-77, set. 1996b.
Artigos
Política padrão de seção
Ensaios Teológicos
Destinado a reflexões teológicas originais e autorais.
Traduções
Tradução de textos teológicos inéditos em português.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).