O Pequeno e o Grande
a justiça no portão (Deuteronômio 1:17)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo estudar a palavra qaton dentro de Deuteronômio 1,17, cujo significado usual, visto nas traduções para o português, é “pequeno”. O artigo é desenvolvido a partir de uma exegese no texto de Deuteronômio 1,17 e um trabalho comparativo com Êxodo 23,2.3 e Levítico 19,15 com o fim de identificar com clareza quem é o qaton de Deuteronômio 1,17. O artigo lida com a questão judicial e a possibilidade da parcialidade na justiça, seja em favor do qaton, seja em favor do gadol (“grande”).
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).