Lutero e a derrocada do pensamento ocidental sob a perspectiva de Eric Voegelin
Resumo
O presente artigo buscar analisar a concepção do filósofo alemão Eric Voegelin a respeito da influência do pensamento de Martinho Lutero para a formação intelectual da sociedade ocidental contemporânea. Para atingir o presente objetivo, destacamos de maneira direta a concepção de Voegelin a respeito do reformador alemão e posteriormente elencamos posicionamentos dos próprios autores protestantes a respeito de Lutero. Ao findar da apresentação das diferentes perspectivas sobre Martinho Lutero, chegamos a uma conclusão a respeito da influência do reformador do século 16 para a sociedade contemporânea.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).