A historicidade da narrativa patriarcal de José (Gênesis 37 - 50) à luz do contexto histórico-cultural egípcio
Resumo
A narrativa patriarcal de José, relatada nos capítulos 37 a 50 do livro de Gênesis, é uma das mais belas e fascinantes histórias da Bíblia e mesmo da literatura mundial. O relato é significativo para os judeus, cristãos e muçulmanos. Apesar disso, alguns estudiosos o tomaram como uma obra de ficção ou romance, produzido tardiamente em relação aos eventos que descreve. Esse artigo discute a confiabilidade dessa narrativa, à luz de diversos detalhes históricos e culturais confirmados por descobertas egípcias contemporâneas.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).