O uso do Antigo no Novo Testamento
intertextualidade em Hebreus 8:8-12
Resumo
À medida que se procura entender como os autores do Novo Testamento usaram o Antigo Testamento, o debate sobre a intertextualidade bíblica tem se intensificado nas últimas décadas. Ao procurar aplicar a abordagem “Um Significado, Múltiplos Contextos e Referentes” desenvolvida por Darrell Bock no corpus textual de Jeremias 31.31-34 em Hebreus 8.8-12, esse trabalho se categoriza como comentário. Inicialmente, a análise histórico-exegética de Jeremias será feita, seguida da análise histórico-exegética de Hebreus. A tarefa seguinte será ver a relação entre os dois textos a partir da análise teológico-canônica, procurando ver como o método de Bock corrobora para um melhor entendimento da relação Igreja e Nova Aliança.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).