O mandamento do amor e a percepção da alteridade
relações possíveis entre C. S. Lewis e Soren Kierkegaard
Resumo
A obra Os Quatro amores de C.S. Lewis, autor britânico, professor de Oxford – Inglaterra, explora a natureza do amor a partir da perspectiva filosófica cristã. Ela foi publicada em 1960 e aborda quatro tipos distintos de amores, mas em profunda relação: Afeição, Amizade, Eros e Caridade. As obras do amor – Algumas considerações cristãs em formas de discursos foi publicada em Copenhague, em 1847, pelo autor dinamarquês Søren Kierkegaard. A obra é distribuída em duas séries onde a primeira analisa o mandamento do amor ao próximo e a segunda o hino à caridade do apóstolo Paulo. O autor recorre à filosofia grega, especialmente comparando o amor cristão (ágape) ao amor apaixonado platônico (eros/Eskov) e à amizade aristotélica (philia/Venskab). Este artigo trará quatro pontos importantes das relações entre amor e alteridade em C.S. Lewis e Søren Kierkegaard, fundamentalmente, a partir das duas grandes obras mencionadas. Primeiro, trabalhará a origem do amor e sua relação com a noção de alteridade. Num segundo momento, o trabalho esboçará a relação entre o amor ao próximo e sua relação com a ideia de alteridade. Em terceiro lugar, será trazida a relação entre amor caridade de Lewis com o amor ao próximo de Kierkegaard e seus desdobramentos com respeito à alteridade. Num quatro e último instante, a obra apresentará a relação entre a categoria de alteridade com os amores prediletivos ou naturais.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).